domingo, 30 de setembro de 2012

"Gabriela": Bomba! Doroteia era quenga no passado e seu filho, coronel Amâncio é amante de Miss Pirangi


O mundo de Doroteia (Laura Cardoso) vai cair na reta final de "Gabriela". Tudo porque seu passado negro será revelado em frente à família: ela era quenga de uma casa de luz vermelha em Itabuna. Seu nome era Dodô Tanajura e ela dançava nua no meio do salão, feliz da vida.
A revelação é feita por coronel Coriolano (Ary Fontoura) para ajudar o amigo, Manoel das Onças (Mauro Mendonça). Para convencer a "religiosa" a aceitar o casório de Zarolha (Leona Cavalli) com o coronel, Coriolano ameaça contar o segredo dela para toda a cidade. "Eu sou o mais velho dos coronéis. Conheço dona Doroteia desde mocinha. E devo dizer que conheci... profundamente! A senhora era quenga! Dodô Tanajura jamais negou macho que lhe pagasse!".
Doroteia, então, explica o seu passado ao filho, coronel Amâncio (Genézio de Barros), que está boquiaberto com toda a história. "Teu pai, Amâncio, me tirou da vida pra casar. Mas tomei vergonha na cara. Fui a mais honesta das esposas! Respeitei meu marido quando vivo e honrei sua memória depois de morto! Criei meu filho e meus netos na moral e nos bons costumes! Eu sou uma senhora de respeito!", grita Doroteia, que não aceita dar sua benção ao casamento de Zarolha: "Se eu subo em altar de quenga, o povo vai desconfiar. Podem até descobrir o meu segredo! Vão arrastar o nome da minha família na lama!".
É nesse momento que Miss Pirangi (Gero Camilo) chega à casa da falsa beata e manda Amâncio pedir que a mãe aceite o casamento de Zarolha. Berto (Rodrigo Andrade) diz que ninguém pediu opinião de invertido e afirma que vai lhe botar para fora. "Bote! Eu saio daqui e vou pro meio da praça gritar o nome do coronel que tem chamego mais eu!", diz Pirangi. Irritado, Berto responde: "Quero não saber de mexerico de chibungo!". Ele agarra Pirangi e o arrasta em direção à porta dizendo "Grite à vontade!". Amâncio se desespera e nervoso dispara: "Grite não! Grite não!". E Pirangi revela: "Amâncio! Amâncio! Amâncio!".
Amâncio tenta negar, mas Zarolha confirma que é ele mesmo o coronel misterioso de Pirangi. Para provar, ele ainda mostra o anel que ganhou de Amâncio, e Berto quase cai para trás ao perceber que a joia era de sua mãe."Tu merece uma coça que filho meu anda não com invertido! Toma!", diz Doroteia, batendo em Amâncio, que se defende como pode. "Quenga nenhuma levanta a mão pra mim!", diz ele. "Se teu pai tava vivo, morria de desgosto por saber que o filho é chibungo!", grita Doroteia. "Se painho fosse vivo, levava uma coça por casar com quenga!", responde o amante de Pirangi. Zarolha, então, dá fim à briga: "Se a senhora aceitar ser madrinha de meu casamento, ficamos todos calados, dona Doroteia". E todos concordam com o trato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário